Então hoje estamos começando um tema não muito falado mais vamos contextualiza esse tema:saúde Renovada e suas Dimensão conceitual e atitudinal.
Dimensão Conceitual
- Conhecer as transformações porque passou a sociedade em relação aos hábitos de
vida (diminuição do trabalho corporal em função das novas tecnologias) e
relaciona-las com as necessidades atuais de atividade física.
- Conhecer as mudanças pelas quais passaram os esportes. Por exemplo, que o futebol
era jogado apenas na elite no seu início no país, que o voleibol mudou as suas regras
em função da Televisão etc.
- Conhecer os modos corretos da execução de vários exercícios e práticas corporais
cotidianas, tais como; levantar um objeto do chão, como se sentar a frente do
computador, como realizar um exercício abdominal adequadamente, etc.
Dimensão Atitudinal
- Valorizar o patrimônio de jogos e brincadeiras do seu contexto.
- Respeitar os adversários, os colegas e resolver os problemas com atitudes de
diálogo e não violência.
- Predispor a participar de atividades em grupos, cooperando e interagindo.
- Reconhecer e valorizar atitudes não preconceituosas quanto aos níveis de
habilidade, sexo, religião e outras.
É importante frisar que na prática docente não há como dividir os conteúdos na
dimensão conceitual, atitudinal e procedimental, embora possa haver ênfases em
determinadas dimensões. Por exemplo, o professor solicita aos alunos para realizarem o
aquecimento no início de uma aula, enquanto eles executam os movimentos de
alongamento e flexibilidade o professor pode conversar com eles sobre qual a importância
de realizar tais movimentos, o objetivo do aquecimento, quais grupos musculares estão
sendo exigidos e outros. Assim, tanto a dimensão procedimental como a conceitual estão
envolvidas nesta atividade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário